quarta-feira, 7 de abril de 2010
A ISO / IEC 38500 além de fornecer orientações gerais sobre o papel de um órgão, encoraja as organizações a usar normas adequadas para sustentar sua Governança de TI. Tem como objetivo é proporcionar um quadro de princípios avaliando, direcionando e monitorando a utilização da tecnologia e recursos nas organizações.

Baseado no padrão australiano (AS8015) a ISO/IEC 38500 cobre os aspectos relacionados à Governança Corporativa de TI. O padrão provê seis princípios orientadores para se obter uma boa governança corporativa e também para o uso aceitável, eficiente e efetivo dos recursos de TI. Dentro dos princípios já explicados anteriormente no blog, o que vem chamando mais atenção é a preocupação com o Comportamento Humano, em que visa garantir que a utilização dos recursos de TI respeitem os fatores humanos.

O que isto significa na prática?

A implementação de quaisquer mudanças habilitadas pela TI, incluindo Governança de TI em si, geralmente exige uma mudança de comportamento nas empresas, bem como com clientes e parceiros de negócio. Isso pode criar medo e incompreensão entre os funcionários, assim a aplicação tem de ser gerido com cuidado.

As políticas, práticas e decisões nas TI revelam respeito pelo Comportamento Humano, incluindo as necessidades atuais e a evolução das necessidades de todas as “pessoas no processo”. Enfatizando a importância das pessoas para que as mudanças necessárias adoção da Governança de TI sejam alcançadas.

Mas o que avaliar, direcionar e monitorar neste principio?


# Avaliar atividades de TI para garantir que os comportamentos humanos sejam identificados e devidamente considerados.
# Direcionar as atividades de TI que são compatíveis com a identificação realizada.
# Monitorar atividades de TI para garantir o comportamento identificado continuem a ser relevantes e que seja dada suficiente atenção a eles.

1 comentários:

Robériton Ribeiro disse...

Realmente o fator "comportamento humano" é extremamente importante em qualquer circunstância dentro de uma organização, principalmente quando se trata de uma mudança cultural.

www.2rprojetos.com

Pesquisar este blog

My Profile

Salvador, Bahia, Brazil
Bacharel em Administração com Habilitação em Análise de Sistemas, Especialista em Qualidade e Governança de TI, Profissional certificado ITIL®.

Descrição do Blog

Blog relacionados a Qualidade e Governança de TI e IT Service Manage (Gerenciamento de Serviços de TI), tendo como base o ITIL, Gerenciamento de Serviços, ITSMF, Governança de TI, COBIT, ISO/IEC 38500, dentre outras.

ITIL- Foundation

ITIL- Foundation

Twitter

    Seguidores

    Pesquisa personalizada